sábado, 11 de julho de 2009

Docinho de Leite em Pó modelado, pintado e parafinado







Esse docinho é fácil de fazer e os docinhos modelados ficam uma graça.Tem 2 receitas de docinho feito com leite em pó, escolha a sua:


Docinho de leite em pó com leite condensado: Essa massa deve ser feita em duas partes:Ingredientes:1º parte: 1 lata leite condensado1 gema passada na peneira2º parte:2 xícaras de açúcar de confeiteiro9 a 10 colheres (sopa) de leite de coco2 xícara de leite em pó Preparo:1º parte: Leve ao fogo até soltar do fundo e da lateral da panela.2º parte:Junte o açúcar de confeiteiro e o leite em pó, misture com a primeira parte e por último adicione o leite de coco aos poucos. Essa mistura não vai ao fogo.

Docinho de Leite em Pó simples


Ingredientes:2 xícaras de leite em pó1 xícaras de açúcar de confeiteiro1/2 vidro pequeno de leite de coco aproximadamente
Preparo:Misture os ingredientes secos e a seguir adicione aos poucos o leite de coco até dar um ponto firme na massa.Faça bolinhas ou rolinhos e modele os docinhos.
Variações: Recheie as bolinhas com uvas, passas, pedacinhos de coco, de chocolate, etc.Use corante vegetal comestível de cores variadas para colorir as massasModelagem e



Pintura:Modele pequenas porções de massa no formato de:


Frutinhas e Legumes
maçã, pêra, banana, laranja, abacaxi, fatia de mamão, mamão inteiro faltando uma fatia, fatia de melancia, metade de melancia, moranga, cenoura, cacho de uva, etc. As frutinhas se forem pintadas com matiz de cor, como por ex. na maçã dando pinceladas de laranja e amarelo em cima dela vermelha, fazendo pintinhas pretas na banana amarela, esverdeando perto do cabinho na pêra amarela clara, fica mais natural. O ideal para pintar as frutinhas é usar uma fruta natural como modelo.



Bichinhos:
Centopéia: Faça pequenas bolinhas e vá juntando uma na outra, formando o corpo. Para fazer a cabeça, coloque outra bolinha sobre a última. Para formar o rabinho e as antenas, utilize pistilo de flores. O rostinho deve ser desenhado com um pincel, usando chocolate em barra derretido.
Caracol: Para o corpo, pegue um pedaço de massa, dê um formato alongado, deixe mais fino em uma das pontas para formar a cauda e mais arredondado do outro lado para formar a cabeça. Complete o corpo fazendo uma bolinha que deve ser encaixada entre a cabeça e a cauda. Pinte os olhos com chocolate em barra derretido e faça as antenas com pistilos.
Pintinho: Modele a massa colorida de amarelo, dando o formato do bichinho e decore o bico e os olhos, com anilina vermelha diluída em água.
Patinho: Modele o corpo com a massa branca e use massa amarela para o biquinho. Pinte os olhos com chocolate derretido ou corante vegetal comestível.
Tartaruga: Faça as perninhas e a cabeça com massa marrom. O casco deve ser feito com massa amarela clara.Use o fundo de uma caneta para deixar o casco marcado. Modele um chapéu para terminar o bichinho.
Outos bichinhos podem ser modelados como peixinho, etc
Deixe secar por 6 horas. Pinte com o corante na cor desejada.
Importante: Outra maneira para modelar é em formas de silicone ou com cortadorPreparo:Com forma: Coloque uma porção de massa em forminhas de silicone, com o formato desejado, pressione no sentido contrário para retirar o docinho. Deixe secar por 6 horas.


Com cortador: Estenda a massa entre dois plásticos, ou em superfície lisa e seca polvilhada com açúcar de confeiteiro, com um rolo de massa, na espessura de 1 cm. Corte os docinhos com cortadores de biscoito no formato desejado. Deixe secar por cerca de 6 horas. Pinte com o corante a gosto.
Dicas: Enquanto modela, mantenha a massa do doce, sempre coberta, para evitar ressecamento. A massa deve descansar por 6 horas, antes de receber o corante, para que não fique ainda úmida e prejudique a pintura. Por último passe os docinhos por parafina comestível utilizando 2 garfinhos próprios para banhar bombom ou fondar docinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário